Transformações no  Corpo da Mãe durante a Gravidez

Transformações no Corpo da Mãe durante a Gravidez

Off Por claudinei

A gestação é o período mais lindo da vida de uma mulher. A barriga cresce, os peitos aumentam e não se vê mais apenas um ser humano naquele corpo, mas sim dois.

 

Seu corpo sofre mudanças para comportar a nova vida que está sendo gerada no seu ventre. Suas roupas começam a não servir mais. Você até se sente estranha. Mas não há nada mais lindo que o corpo de uma mulher grávida.

 

A cada mês que passa, seu corpo sofre alterações e é importante que você saiba quais são as alterações pra se adequar ao novo corpo.

 

Primeiro Trimestre

A contagem de semanas da gestação começa no 1º dia da última menstruação, ou seja, antes mesmo do bebê ter sido feito. Quando a mulher descobre que está grávida, geralmente 4 semanas após a concepção, o corpo dela já sofreu diversas transformações.

 

O óvulo já se implantou no útero, para se dividir e formar a placenta e o embrião.  É comum que nesse período em que chegaria a sua menstruação, ocorram pequenos sangramentos, é normal, mas não deixe de informar ao médico.

 

Entre a 5ª e a 7ª semana, o embrião é do tamanho de um caroço de feijão, mas todos os órgãos já estão em desenvolvimento. O coração do bebê começa a bater na 6ª semana, quando também se desenvolvem os rins e surge o primeiro esboço da cabeça.

 

Na 7ª semana o bebê já está ganhando forma humana, desenvolvem-se os olhos, os ouvidos, a boca e a língua. Os braços e pernas começam a se formar e a cabeça já tem o mesmo tamanho do corpo.

 

Quanto à mamãe, à essa altura ela está sentindo enjôos, cansaço e seus seios começam a ficar inchados e doloridos. Durantes as próximas semanas esse quadro irá piorar.

 

Da 8ª à 9ª semana, o embrião desenvolve uma espécie de cauda, aparecem as orelhas e nariz.

 

Os braços e as pernas se alongam. Inicia-se a ossificação do esqueleto.

 

Os intestinos começam a se formar dentro do cordão umbilical e os rins começam a produzir urina.

 

O Cérebro e o coração começam a se desenvolver em ritmo acelerado.

 

O embrião já pesa cerca de um grama.

 

A futura mãe sofre com espinhas e aumento da oleosidade da pele, por causa dos seus hormônios que estão altos. Seu corpo já começa a aparentar os sinais da gravidez, principalmente os seios.

 

Da 10ª à 12ª semana, a cauda do feto desaparece, o embrião já aumentou cerca de 50 vezes o seu tamanho. Ele já é considerado um feto. A essa altura já dá pontapés, embora a mãe não sinta.

 

Ao final desse período, quase todas as estruturas vitais do feto estão formadas. Para a mãe é um sinal de alívio. Pois os principais desconfortos da gravidez começam a desaparecer, assim como os riscos mais elevados de aborto espontâneo. Do lado de fora, é cada vez mais visível os sinais da gravidez.

 

Segundo Trimestre

Essa deve ser a melhor fase da gravidez, a mamãe dá adeus ao permanente mal-estar e começa a sentir o aumento do apetite.

 

A barriguinha ainda não pode ser notada, mas a grávida já percebe que as roupas quase não lhe servem mais. A pele começa a secar e as estrias começam a surgir nos seios, abdômen, coxas e ancas.

 

Não há o que fazer pra evitar as estrias porque é um processo natural da sua pele. Mas o uso de hidratantes amenizará um pouco o efeito delas. É importante também beber muita água nesse período e ter uma alimentação saudável.

 

Quanto ao bebê, ele começa agora por volta da 13ª semana, a ganhar forma humana. O intestino sai do cordão umbilical pra ficar no abdômen. Começam a se desenvolver as cordas vocais.

 

Da 14ª à 18ª semana, o bebê tem aproximadamente 9 cm e pesa cerca de  14 gramas, todas as estruturas básicas do corpo estão formadas. Ele começa a ensaiar movimentos de respiração. Nos dedos já há suas impressões digitais e ele já começa a movimentar as mãos.

 

Na 15ª semana, o bebê começa a fazer movimentos faciais, mexer os olhos, fazer caretas e já é capaz até de chupar o dedo. A respiração a essa altura se dá pelo líquido amniótico. Os ossos estão cada vez mais fortes.

 

Devido ao desenvolvimento do diafragma, os bebês podem soluçar nesse período. É também agora que os órgãos genitais são percebidos. Será um menino ou uma menina?

 

 Quanto à mãe, as veias dos seus seios estão mais dilatadas, e as bolinhas dos mamilos estão cada vez maiores e mais escuras. Entre a 16ª e 17ª semana é quando as mães começam a sentir os movimentos do bebê.

 

São movimentos leves, que podem até ser confundidos com gases. Mas se ocorrerem pontadas muito fortes e freqüentes, você deve procurar um médico.

 

Da 19ª à 23ª semana, o bebê já pesa cerca de 250 gramas e mede cerca de 15 cm. Nessa fase o sexo já pode ser visto num ultrassom. Agora começam a crescer algum cabelo. O cérebro começa a desenvolver as áreas especializadas nos sentidos, como o paladar, o cheiro, o tato e a audição. O bebê já é capaz de ouvir tudo à sua volta. 

 

Da 22ª à 23ª semana, o corpo do bebê já se parece com um recém nascido em miniatura. Começam a nascer as sobrancelhas e unhas. Os lábios ficam mais nítidos e começam a surgir os sinais dos dentes.

 

O bebê também começa a ganhar gordura. Seus olhos já estão desenvolvidos, mas a íris ainda não tem uma cor definitiva (a cor dos olhos pode mudar até os 3 meses após o nascimento).

 

Na mamãe, o volume do útero está acima do umbigo, a barriguinha começa a aparecer. A partir da 20ª semana, o útero irá subir 1 cm por semana, empurrando os pulmões para cima e a barriga para a frente, o que pode acarretar no crescimento do umbigo e na formação de uma linha vertical escura na direção dele.

 

Nesse momento é normal a mulher sentir o útero se contrair e a barriga endurecer. Mas geralmente sem dor. É o seu corpo se preparando pro grande dia. Se as contrações forem persistentes e causarem dor é melhor procurar um médico.

 

A partir desse momento (23ª semana), a mamãe deve engordar de 300 a 400 gramas por semana.

 

Da 24ª à 28ª semana, o bebê já tem alguma possibilidade até de sobreviver fora do útero (com assistência médica é lógico). Contudo, o sistema respiratório dele ainda está em desenvolvimento.

 

Nesse período o bebê começa a ganhar o tom de pele definitivo e já sente gosto das coisas. Na 27ª semana o bebê pesa cerca de 1 kilo e tem cerca de 30 cm.

 

O bebê já está com os olhos abertos e percebe o mundo à sua volta. Ele pode responder aos estímulos ou se assustar com barulhos fortes. Ele já tem uma rotina de sono e dorme em horários regulares.

 

Quanto à mãe, já sente diariamente os movimentos do bebê que ainda tem espaço pra saltar, chutar, se mover e dar cambalhotas.

 

Terceiro Trimestre

O Terceiro Trimestre começa na 29ª semana. O bebê já conseguiria respirar com a ajuda de uma incubadora, mas é nesse período que o pulmão dele está se fortalecendo pra que ele respire sozinho.

 

Os músculos e a cabeça seguem se desenvolvendo e ocupando mais espaço. A principal função agora é acumular gordura pra sobreviver após o nascimento. Na 30ª semana, o bebê já pesa cerca de 1,5 kg e mede 40 cm.

 

Ele já consegue distinguir a escuridão da luminosidade e consegue acompanhar um foco de luz com os olhos. Nesse momento, tanto a mãe como o bebê tendem a ganhar peso. A mãe poderá sentir o feto descer, dando um alívio à sua respiração.

 

Da 31ª à 36ª semana, o bebê está mais gordinho. Consegue virar a cabeça para os lados e sua visão está desenvolvida. Pulmões e sistema digestivo estão prontos pro mundo externo. Unhas e cabelos já cresceram.

 

Ele pesa cerca de 2 kilos e mede cerca de 43 cm. Ocupa quase toda a barriga da mãe e já não tem tanto espaço para revirar. Se a mãe sentir que o bebê está se mexendo demais e incomodando, deve procurar um médico.

 

Na 34ª semana, o bebê deve colocar-se na posição final de nascimento. Alguns colocam-se na posição cefálica (de cabeça pra baixo), pronto pro nascimento normal. Já outros ficam na posição pélvica (sentados) ou na posição transversal (deitados), dificultando o parto normal.

 

A partir da 36ª semana, o bebê pode decidir nascer a qualquer momento. No entanto é normal que ele ainda espere um tempo pra ganhar mais peso até o dia ideal do parto. O bebê já terá aproximadamente 2,6 kilos e medindo cerca de 48 cm.

 

A mãe deve estar também ganhando muito peso e portanto se sentindo desconfortável. As chances de aparecerem ou agravarem varizes nas pernas aumentam, assim como o inchaço. É recomendado que você levante as pernas 2 vezes por dia, de manhã e ao final da tarde, por pelo menos 20 minutos.

 

As contrações do útero vão aumentando e se intensificando. Mas ainda não é o momento do parto.

 

Da 37ª à 40ª semana, recomenda-se o repouso total. O bebê está pronto pra viver fora do útero e pode nascer a qualquer momento. O bebê já deve estar de cabeça pra baixo, pronto pra nascer, mas caso isso não ocorra, o médico pode marcar uma consulta e tentar virá-lo de forma manual empurrando-o pelo lado de fora da barriga.

 

Na 38ª semana, o bebê deve pesar em torno de 3 kilos e ter aproximadamente 51 cm. As meninas tendem a pesar menos e ser menores que os meninos. A mãe deve procurar descansar e estar preparada pro sinal de alerta que pode vir a qualquer momento.

 

Há gestações que chegam até a 42ª semana (principalmente se for a primeira). Se isso ocorrer, o médico deve induzir o parto, pois não pode esperar muito tempo.