Como o Pré-Natal pode salvar a vida da Mãe e do Bebê

Como o Pré-Natal pode salvar a vida da Mãe e do Bebê

Off Por claudinei

Toda mãe sonha com o momento de ver o rostinho do seu bebê. De sentir ele em seus braços. De amamentá-lo pela primeira vez e de vê-lo crescer com saúde.

 

É a hora mais aguardada da gravidez, pela qual se preparou 9 meses. Você espera que não tenha nenhuma complicação no parto e que seu bebê possa nascer e crescer de forma saudável.

 

Pra isso você precisa começar a se preparar desde o momento em que descobre que está grávida. É a única forma de você evitar as complicações de um parto arriscado e garantir a sua saúde e do seu bebê.

 

Assim que você descobrir que está grávida, você deve imediatamente iniciar o seu pré-natal. Procure uma unidade de saúde próxima à sua casa e marque uma consulta com um Médico OBSTETRA (que cuida de grávidas).

 

O Pré-Natal pode salvar a vida da mãe e do bebê durante o parto. Ele ajuda a identificar doenças graves que o bebê e a mãe possa ter, como diabetes, epilepsia, hipertensão, doenças crônicas… e assim já começar a preparar o tratamento pra prevenir essas doenças.

 

Imagino que você como mãe coruja que é, não vai querer que seu filho carregue uma doença grave por toda a vida dele por um descuido, né?

 

Antigamente muitas crianças e mães morriam no parto ou sofriam com doenças graves por toda a vida por não existir o acompanhamento Pré-Natal. Hoje, graças a Deus, o Pré-Natal salva muitas vidas e evita que os filhos carreguem doenças graves pelo resto da vida.

 

A Primeira Consulta

Sua primeira consulta deve ser entre a 6ª semana e a 12ª semana (1º ao 3º mês), ou seja, logo que você descobrir que está grávida. Nessa consulta, você precisa informar ao médico o máximo de informações possíveis pra ele começar a montar sua ficha de acompanhamento Pré-Natal.

 

Ele vai querer saber sobre sua alimentação, suas atividades físicas, seu ciclo menstrual (se é regular ou não, as datas…), doenças já sofridas, remédios que você toma, métodos anticoncepcionais…

 

Uma das informações mais importantes que ele vai te perguntar é a data da última menstruação. É a partir dela que o médico começará a contar suas semanas de gestação. Nunca esconda nada do Médico, se você bebe, fuma ou usa drogas. Todas as informações são importantíssimas nesse momento.

 

Já nessa primeira consulta, o médico irá fazer um exame ginecológico (vá preparada), exames físicos e vai medir sua pressão arterial, peso e altura.

 

Nessa consulta o médico irá tentar ouvir o coração do bebê e já vai te dar o Encaminhamento pra fazer o primeiro ultrassom e uma série de exames (os exames deverão ser repetidos no segundo e no terceiro trimestres da gestação).

 

Após a primeira consulta do Pré-Natal, você sairá de lá com uma Ficha, contendo todas as informações que o Médico observou durante sua avaliação. Nas próximas consultas, você deve sempre levar esse Cartão com você, pro Médico anotar as próximas avaliações.

 

No dia do seu Parto esse cartão será consultado pelo Médico responsável e sua equipe pra ver quais problemas de saúde você teve e evitar complicações.

 

Próximas Consultas do Pré-Natal

Após a primeira consulta, você deve ir regularmente ao médico, pelo menos uma vez por mês até a 28ª semana (6 meses e meio).

 

A partir da 28ª semana, até a 36ª semana (8 meses e meio), você deve ir ao médico de 2 em 2 semanas.

 

E a partir da 36ª semana, você deve ir pelo menos 1 vez por semana pro médico avaliar quando será a hora do parto.

 

No caso de gravidez de gêmeos, ou gravidez de risco, esses períodos de consulta devem ser mais freqüentes, seu médico irá te orientar. Nessas consultas o procedimento será o mesmo, o médico vai te examinar, vai te pesar, medir a pressão e fazer perguntas sobre seu estado de saúde.

 

Aproveite as consultas pra perguntar tudo que você tem dúvida ao médico, em relação à gravidez, à alimentação, ao seu dia a dia e sobre o parto.

 

É também no Pré-Natal que o médico irá te pedir exames de Ultrassom para ver o desenvolvimento do bebê na barriga, se ele está bem e sem anomalias.

 

Saiba tudo sobre os exames de Ultrassom clicando aqui.

 

Conclusão

O Pré-Natal é muito importante pra saúde da mãe e do bebê. Se você seguir o Pré-Natal à risca, seu parto pode ser muito mais seguro e tranqüilo e o crescimento do seu bebê será saudável.

 

O Pré-Natal é o começo do tratamento de uma possível doença que o seu bebê tenha. Por isso, faça por ele. Cuide agora pra que ele tenha uma vida saudável lá na frente.