Os Maiores Benefícios da Amamentação para a Mamãe e o Bebê

Os Maiores Benefícios da Amamentação para a Mamãe e o Bebê

Off Por claudinei

Seu bebê pode ter uma Saúde de ferro, ficar imune a doenças, ter um sono restaurador e chorar muito pouco durante a noite se você amamentá-lo da forma correta.

 

Todas as suas dúvidas sobre amamentação serão tiradas nesse texto. Tudo que você sempre quis perguntar a uma pediatra está aqui pra você se tornar uma mãe ainda melhor.

 

Aprenda qual o intervalo recomendado entre as amamentações, qual a forma correta de amamentá-lo e por quanto tempo amamentar, além de muitas outras questões que você precisa conhecer pra cuidar da saúde do bebê e também da mãe.

 

Toda mamãe concorda que amamentar é a melhor coisa do mundo. Seu filho passa a te conhecer até pelo cheiro do seu leite e não quer ficar com outra pessoa que não seja você. A maior prova de amor que uma mãe pode dar pro seu bebê é amamentá-lo sem reclamar.

 

A amamentação cria um vínculo emocional entre mãe e filho que será levado por toda a vida. Além do aspecto emocional é no leite que a criança encontrará todos os nutrientes que precisa pra se manter viva e saudável.

 

As dicas que você terá agora foram dadas por uma Pediatra especialista em amamentação, por isso leia com atenção e coloque em prática o que vai aprender.

 

Até os 6 meses de vida o leite é o único alimento que o bebê deve receber. Nem mesmo água ou chazinho é recomendado ao bebê, pois o leite materno também contém água.

 

Após os 6 meses, você deve começar a introduzir outros alimentos junto com a alimentação materna até pelo menos 2 anos de idade. Não suspenda a amamentação antes dos 2 anos de idade se não tiver um motivo real pra isso, você vai prejudicar a saúde atual e futura do seu filho.

 

Mas e como amamentar a criança corretamente? Quais cuidados tomar?

 

Em primeiro lugar você deve estar sempre disponível para o bebê, é ele quem “pede” pra mamar. Deixe o bebê mamar até ficar satisfeito, não interrompa a amamentação dele de propósito. Cada bebê tem um “relógio biológico” diferente do outro.

 

O Leite mamado nos 3 primeiros dias de vida é chamado “Colostro”, ele contém substâncias que melhoram a imunidade do bebê, funcionando como uma espécie de vacina natural.

 

Nos primeiros dias de vida o bebê deve mamar no mínimo de 2 em 2 horas, ou seja, no mínimo 12 vezes por dia. Nas próximas semanas, esse intervalo cai pra 3 em 3 horas. Se o bebê for muito dorminhoco, você precisa acordá-lo pra alimentá-lo, faça isso calmamente e com jeitinho pra não irritá-lo.

 

O ritmo de amamentação do bebê geralmente é maior durante o dia e menor durante a noite. Mas geralmente nunca passa de 4 horas sem mamar nos primeiros meses de vida.

 

E quanto Tempo deve durar cada amamentação?

 

É importante que você deixe o bebê esgotar a mama (se ele quiser), pois o leite do fim da mamada é o leite rico em gordura, que dá mais saciedade ao bebê e o faz engordar.

 

Qualidade do Leite

Qualquer mulher é capaz de produzir um leite de qualidade, ainda que ela mesma esteja sub-nutrida.

 

Se você sente o seu peito esvaziar e seu bebê mama pelo menos 8 vezes por dia, faz cocô entre 3 a 8 vezes por dia e você percebe que ele está ganhando peso, é um sinal que o seu leite está muito bom.

 

Após o bebê mamar é importante que você passe um pouco do próprio leite nos mamilos e o deixe exposto ao ar (de preferência ao sol). Não precisa limpar os peitos ou lavá-los toda vez que o bebê mamar.