Quando você DEVE fazer os Exames de Ultrassom?
Graças aos exames de Ultrassom é possível descobrir qual será o sexo do seu bebê, se são gêmeos ou não e até se ele é portador de alguma doença grave.
Há exames em que você pode ver a face do seu bebê, vê-lo chupando dedo, dando chutes, dormindo e até bocejando. Todo papai e mamãe coruja fica extremamente ansioso por esse momento porque pode ver e ouvir o seu filho com o coraçãozinho pulsando dentro da barriga da mãe.
Os exames de Ultrassom são muito importantes durante o Pré-Natal. Não deixe de fazê-los. Eles permitem monitorar o desenvolvimento do bebê e acompanhar seu peso e altura pra que ele possa vir ao mundo com saúde.
As Ultrassonografias devem ser feitas pelo menos 3 vezes durante a gravidez (1 a cada trimestre), ela não oferece risco comprovado para a mãe ou para o bebê. Atualmente, pode ser feito de duas formas: através de uma sonda colocada sobre a barriga ou através da vagina.
O método mais usado é feito sobre a barriga com a aplicação de um gel e a movimentação da sonda pra encontrar o posicionamento do bebê. Conforme o médico move essa sonda sobre a barriga da mãe, as imagens do feto dentro do útero são capturadas e mostradas num Computador.
Após o exame de Ultrassom, o médico imprime os resultados e o Computador já dá o tamanho e o peso aproximado do feto.
O primeiro exame de Ultrassom deve ser feito entre a 11ª e 13ª semana (3 meses). É importante para descobrir a data correta da gravidez, avaliar se o bebê tem Síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas, descobrir se é uma gravidez de gêmeos, se o feto tem alguma anomalia ou até se há uma morte fetal.
O segundo Ultrassom é entre a 20ª e a 24ª semanas (5 meses), nele será avaliado o cérebro, a face, a coluna, o coração, estômago, intestino e membros do bebê. É nesse Ultrassom que você descobrirá o sexo do bebê.
Da 32ª à 34ª semanas (7 meses e meio) será feito mais um Ultrassom para avaliar o crescimento e o bem-estar do feto. Será medido a cabeça, abdômen, fêmur e peso do feto. Observará também os movimentos do feto e a quantidade de líquido amniótico na placenta.
Ultrassom 3D
O Ultrassom 3D permite ver a imagem do feto com maior definição. As imagens são tridimensionais e coloridas e são melhores vistas por volta da 30ª semana (7 meses).
Nesse período o rostinho do feto já está formado e ele já tem estrutura óssea. Após esse período, é muito difícil conseguir ver o rostinho do bebê, já que o espaço dentro do útero se torna menor.
Os exames do Ultrassom 3D são exames complementares, fica à escolha dos pais, se eles querem fazer ou não. Muitos pais fazem pra tentar ver o rostinho do seu bebê logo.
Mas o exame não substitui os exames de Ultrassom normais. São os exames de Ultrassom 2D que o médico vai recomendar que servirão pra avaliar o desenvolvimento do feto.