O que Todas as Mães de Primeira Viagem precisam saber antes do Parto
Esqueça a ansiedade, o medo e a incerteza do que está por vir. Relaxe e viva um momento de cada vez. O momento do parto é um momento inesquecível assim como as primeiras semanas com seu bebê.
É normal que haja preocupações, porque esse é o seu primeiro filho e tudo isso é novidade pra você. É natural que haja dúvidas como: “vai doer”, “como vou conseguir cuidar de uma criança”, “o que faço se o bebê ficar doente”?
Se você é mãe de primeira viagem você deve ouvir várias coisas por aí, muitas informações imprecisas e confusas sobre como cuidar do seu bebê… Na verdade tudo que você mais precisa nesse momento é de Conhecimento pra enfrentar os desafios que virão e assim ficar tranqüila pra curtir o seu bebê.
Em primeiro lugar você precisa saber que você vai errar sim algumas vezes, porque essa é uma etapa de aprendizado. Está tudo bem. Não se culpe ou se jogue pra baixo por isso, apenas seja humilde pra reconhecer quando descobrir que fez algo da forma errada com o seu bebê.
Às vezes vai te dar vontade de fugir, sair por aí e ficar longe do choro do bebê. Isso é resultado de muito stress acumulado. Fique tranqüila, respire fundo e lembre-se que seu bebê é um ser totalmente indefeso e você é a pessoa mais importante do mundo pra ele, que tem a missão de cuidar e de protegê-lo. Ele só tem você pra fazer isso por ele!
Tente não pensar em sofrimento, mas sim nas possíveis causas do choro do bebê e nas possíveis soluções. Esse choro é uma forma do bebê se comunicar com você. Depois que o choro passa, a única vontade que você tem é de ficar agarradinha com seu bebê, olhando seus sorrisos.
Mas lembre-se: o seu Sorriso também é importante. Tão importante quanto o bem estar do bebê é o da mãe. Todo momento ruim passa. Procure ficar feliz e satisfeita com freqüência porque assim você revigora suas energias pra lidar com os problemas.
Toda grávida e mamãe recente sofre muito com o lado emocional. É normal ter dias que você quer chorar sem saber o motivo. Algumas sofrem também com a amamentação. O bebê vai rejeitar, vai morder, vai incomodar muito até pegar o jeito que seja bom pra você e pra ele. Tenha paciência.
O sono do bebê não é aquilo que dizem por aí, dele dormir a noite toda. Quem dera fosse assim. Ele acorda e abre a boca praticamente a noite toda. É só o prazo de você dormir, que eles começam…
Tenha muita paciência. O primeiro mês é o mais complicado, mas passa muito rápido. Pode perguntar a qualquer mãe e ela vai te dizer que tem saudade desse período da vida dela. É um período muito difícil, mas ao mesmo tempo muito gostoso. Busque sempre o conhecimento e procure entender o momento que você está passando. Esse é o segredo pra um parto e primeiras semanas tranqüilas ao lado do seu filho.