O Papel de um VERDADEIRO Pai após o nascimento do bebê
Seu filho chegou ao mundo, espero que com muita saúde, e você papai coruja ainda está meio abobado olhando pro rostinho da Criança.
Quando um filho chega, todas as nossas perspectivas e planos são alterados em função dele e a nossa felicidade consiste em vê-lo feliz.
Por isso, é melhor ir se preparando pra essa nova fase. A mãe está se recuperando do sofrimento no parto para dar a luz ao teu filho e você agora deve fazer seu papel de pai com zelo e cuidado pra assim poder ver seu filho feliz e saudável.
Esse guia vai te mostrar o que é seu Dever como pai e como você deve cuidar do seu filho. Aqui estão todas as coisas que você deve fazer imediatamente após o nascimento do bebê.
Deveres do Pai logo após o nascimento da Criança
- Cortar o Cordão umbilical.
- Levar a Criança com a Mãe para casa após receber alta.
- Dar o primeiro banho na Criança, 24 horas após o nascimento (a mãe ainda está em recuperação)
- Falar com a parceira, amigos e familiares sobre as angústias, medos e dificuldades que está enfrentando, não fique sofrendo sozinho, você precisa de ajuda.
- Apoiar e estimular a parceira a amamentar.
- Levar a criança para tomar as primeiras vacinas e fazer exames se necessário.
- Cuidar da Criança enquanto a mãe se recupera: trocar a fralda, higiene do coto umbilical, dar banho, fazer dormir…
- Registrar a Criança no Cartório.
Como tirar a Certidão de Nascimento
A Certidão de Nascimento é gratuita e deve ser feita logo após o nascimento da criança. No hospital onde ela nasceu deve haver uma unidade de cartório, caso não haja procure fora do hospital o cartório mais próximo.
Leve os próprios documentos e a Declaração de Nascido Vivo (DNV), entregue pelo hospital após o nascimento da criança. Caso a criança nasça em casa, a Declaração de Nascido Vivo (DNV) pode ser preenchida pela equipe de Atenção Básica em uma Unidade de Saúde.
Se o pai não puder ir registrar o filho, a mãe pode providenciar a Certidão de Nascimento sozinha, levando a Certidão de Casamento ou uma declaração do pai com firma reconhecida em cartório.
Como cuidar da Higiene do bebê
- Ao dar banho no seu filho, teste a temperatura da água, com o dorso da mão para evitar queimaduras.
- A higiene do cordão umbilical deve ser feita com gaze esterilizada em álcool 90%, de modo a desinfetar bem a área e promover a cicatrização. O umbigo deve ser mantido limpo e seco e livre de curativos para evitar infecções.
- A limpeza da zona genital, nas meninas, deve ser feita sempre da frente para trás, para evitar infecção. Essa limpeza pode ser realizada com um algodão embebido em água morna ou óleo de bebê. Pode ainda usar lenços umedecidos para bebês.
- Nos meninos, deve fazer uma limpeza na zona externa dos genitais. O prepúcio (pele que cobre a glande) NÃO deve ser descolado pelos pais para conseguir uma melhor higiene, deixe como está.
- Não é obrigatório colocar creme a cada troca de fralda, exceto se a pele da criança tiver assaduras.
- Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento da criança. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite.
Amamentação
A amamentação é necessária para o bom desenvolvimento da criança. Todo leite materno é forte, nutritivo e protege a criança de várias doenças, além de prevenir problemas dentários e respiratórios.
Após o nascimento, o leite precisa demora de 1 a 2 dias pra descer e chegar ao bico do peito. É normal acontecer. Tente relaxar a sua parceira e continue estimulando a amamentação.
Até os 6 meses, a Criança deve receber apenas o leite materno. Nada de águas ou chás. Após esse período o leite materno deve ser mantido até os 2 anos de idade, introduzindo aos poucos a papinha do bebê.
É importantíssimo que você pai possa participar do processo de Amamentação da Criança. Veja de que forma você pode contribuir nesse momento:
- Encoraje e incentive a parceira a amamentar. Sempre que possível, participe do momento da amamentação.
- Seja paciente e compreensivo.
- Sinta-se útil, realize as atividades domésticas enquanto a parceira amamenta a criança. Assim ela não poderá reclamar que não tem tempo de amamentar.
- Procure ficar mais com os outros filhos (se tiverem) pra que a mãe tenha mais tempo pra amamentar o recém-nascido.
- Fique atento às variações do apetite sexual de sua companheira.
- Não traga para casa caixas de leite, mamadeiras e chupetas sem necessidade. É um estímulo pra mãe amamentar menos o bebê.