Não Force o Bebê a ficar Acordado
O sono é uma necessidade fisiológica do bebê, tão urgente quanto se alimentar ou fazer as necessidades. A falta de sono também prejudica a qualidade de vida e o desenvolvimento do bebê.
Quando eles não dormem, ficam irritados, choram e deixam os pais incomodados, fazendo-os testarem tudo quanto é estratégia pra fazer os pequenos dormirem.
Cuidar de um bebê é uma tarefa cansativa. Especialmente de bebês que choram muito durante a noite. Isso faz muitos pais acreditarem que o melhor pra que o bebê durma rápido e a noite toda é manter ele acordado durante todo o dia.
Eles pensam que quanto mais o bebê ficar acordado e quanto mais cansado tiver, mais ele irá dormir durante a noite e assim todos poderão descansar.
Mas isso é um grande erro. Forçar o bebê a ficar acordado durante o dia só vai prejudicar o sono dele, principalmente durante a noite.
Quando os bebês estão cansados eles logo querem dormir e por isso demonstram sinais como: bocejar, esfregar os olhos, cabelos ou orelhas, perde o interesse no ambiente e nos brinquedos, ficam com o olhar parado…
Ao ignorar esses sinais e mantê-lo acordado, ele vai ficando irritado e cansado e isso dificulta que ele fique relaxado e durma. Não importa o quão cansado ele esteja, se o bebê não relaxar, ele não consegue dormir.
A ciência nos diz que o sono é controlado por dois hormônios: melatonina e cortisol. Os níveis desses hormônios mudam significativamente ao longo do dia, resultando em uma dificuldade maior ou menor para dormir (também se aplica a nós adultos).
O cortisol é o hormônio que nos mantém em alerta, acordados, e a melatonina nos prepara pra adormecer. Se um está presente, o outro logo fica ausente.
Quando seu bebê está muito cansado ou você está tentando mantê-lo acordado por muito tempo, o cérebro dele libera cortisol pra tentar mantê-lo em alerta. Isso impede que ele durma.
Os pais devem entender que quando o bebê está cansado, ele libera mais hormônios estressantes como o cortisol e a adrenalina. O que torna ainda mais difícil que ele durma. Então se o bebê quer dormir e você fica o perturbando ou brigando, você só está piorando a situação.
Acalme-o e tente deixá-lo tranqüilo, sem fome, em um ambiente silencioso e sem luzes, isso vai baixar o nível de cortisol dele e deixar que a melatonina faça o seu trabalho. Logo, logo ele dormirá.
Deixe que o bebê durma algumas vezes durante o dia. Essa é uma das principais formas de melhorar o sono noturno dele.
Será como um vício: Quanto mais o bebê dorme, mais ele vai querer dormir!!!