Como ACABAR com as Varizes da Gestação?
O surgimento das varizes é um problema sério e que incomoda muito, não só esteticamente, mas pelas dores que causa.
A partir do 4º mês de gravidez, o corpo da grávida já passou por diversas transformações, que podem culminar no aparecimento das varizes.
As varizes são dilatações das veias superficiais das pernas, elas ocorrem pelo aumento de pressão sanguínea no seu interior.
Durante a gestação elas podem ser provocadas pela pressão do útero sobre a veia cava, aumento de peso da gestante, alterações hormonais e outros fatores, como hereditariedade. Quanto mais a gravidez se desenvolve, mais as varizes ficam aparentes.
Elas causam uma sensação incômoda: dor, sensação de peso, inchaço nas pernas (principalmente à tarde). Quando o grau das varizes evolui de leve para moderado, os sintomas pioram e podem ocasionar complicações.
Ao contrário do que dizem por aí, a gravidez não é a responsável pelo surgimento das varizes. Ela apenas piora um problema já existente.
Muitas gestantes nem sequer sabem que sofrem de varizes, porque algumas aparecem debaixo da pele. A gravidez pode agravar o quadro trazendo as varizes à mostra.
É preciso aguardar o parto para iniciar o tratamento das varizes. No entanto, a gestante pode tomar algumas medidas pra prevenir o surgimento delas.
A gestante deve fazer atividades físicas leves, como caminhadas e hidroginástica. Além disso é preciso evitar o excesso de pressão sobre as pernas.
Não se deve ficar muito tempo de pé nem sentar sobre as pernas. Sempre que for sentar, eleve um pouco as pernas para permitir a circulação de sangue.
Após 90 dias do parto, as varizes tendem a diminuir. Porém se ainda assim as varizes continuarem e num grau mais elevado é necessário buscar tratamento.
Procure um cirurgião vascular para analisar o grau de risco e a necessidade de se fazer uma cirurgia.
O tratamento mais tranqüilo que se tem hoje para as varizes é o laser transdérmico, um tratamento simples e rápido feito com seções de raio laser e sem necessidade de repouso.
Em caso de grau mais acentuado pode ser recomendado fazer uma cirurgia para a retirada das varizes. A cirurgia é complicada e exige um repouso mais longo.