10 Passos pra Alimentação Saudável do seu Bebê

10 Passos pra Alimentação Saudável do seu Bebê

Off Por claudinei

O momento de refeição é um dos momentos mais divertidos e importantes que você terá com seu bebê. Essa é uma fase de aprendizado em que ele vai adquirir hábitos alimentares que levará pra vida toda.

 

Há bebês que vão comer de tudo e outros que vão rejeitar as papinhas. O importante é você se preparar e ter conhecimento do que deve ou não dar ao seu filho pra que ele cresça de forma saudável.

 

Aqui estão os 10 Passos, como prometido, pra você dar uma Alimentação Saudável ao seu bebê e vê-lo cada vez mais forte:

 

1.Dê somente o leite materno até os 6 meses de idade. Não ofereça água ou chás ao bebê. O leite já contém água e tudo que a criança precisa pra se manter.

 

2.Após o bebê completar 6 meses de idade, comece a introduzir outros alimentos de forma lenta e gradual. Ao mesmo tempo, mantenha o leite materno até os 2 anos de idade.

 

3.Após os 6 meses, complemente a alimentação do bebê com cereais, carnes, legumes, tubérculos, leguminosas e frutas. Pelo menos, 3 vezes ao dia depois que ele se acostumar.

 

4.Faça intervalos entre as refeições da criança. Tente seguir o mesmo horário da alimentação da família. Mas nunca force a barra, respeite o apetite do bebê.

 

5.A alimentação complementar deve ser espessa (grossinha) desde o início e deve ser oferecida com uma colher. Iniciar com uma densidade pastosa (purês/patês) e ir aumentando a consistência até chegar à alimentação da família.

 

6.Ofereça diversos tipos de alimentos ao longo do dia. A alimentação da criança deve ser variada e colorida.

 

7.Estimule desde já o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

 

8.Evite alimentos que fazem mal à criança, como: açúcar, café, frituras, enlatados, refrigerantes, balas, salgadinhos e guloseimas. Use sal com bastante moderação.

 

9.Evite alimentos que fazem mal à criança, como: açúcar, café, frituras, enlatados, refrigerantes, balas, salgadinhos e guloseimas. Use sal com bastante moderação.

 

10.Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos. Garanta o armazenamento e conservação adequados.

 

Dicas Bônus

  • Sempre lave as mãos antes de preparar as refeições e antes de alimentar a criança.
  • Ofereça água nos intervalos entre as refeições. Muitas mães esquecem que as crianças também têm sede.
  • Não ofereça sucos ou outros alimentos nos intervalos entre as refeições.
  • Não ofereça restos da refeição anterior pra criança. Sempre faça uma comidinha nova e fresca pro bebê.
 

Suplementação Alimentar

A falta de Ferro e Vitamina A nos primeiros anos de vida da criança pode prejudicar seu desenvolvimento físico e mental e a deixar vulnerável a outras doenças.

 

Dos 6 meses ao 5º ano, a criança precisa fazer suplementação da vitamina A. Essa vitamina protege a visão, diminui o risco de diarréia e infecções respiratórias e ajuda no desenvolvimento e crescimento da criança.

 

A falta de ferro provoca a anemia, causando cansaço e fraqueza na criança, deixando ela sem ânimo até para brincar. Para evitar a anemia, toda criança de 6 meses a 2 anos precisa tomar suplemento de ferro.

 

É recomendado levar essas questões ao pediatra. Ele é quem irá receitar e acompanhar a suplementação alimentar da criança, sem oferecer riscos à saúde dela, pra que ela se desenvolva de forma saudável.